Cine Montanha na Praça

Seguindo o sucesso dos últimos anos, o Cine Montanha na Praça continuará a oferecer gratuitamente a exibição de filmes de montanha na Praça General Tibúrcio, centro do montanhismo carioca, em uma tela inflável de 12 metros de largura e 9 metros de altura, com sistema de projeção digital e cadeiras para 300 espectadores.

Data: 05/05/2018
Horário: 19:30
Local: Praça General Tibúrcio na Praia Vermelha, Urca

Filmes confirmados

Dhaulagiri, ascenso a la montaña blanca

Alta montanha
Argentina, 2016, 70 min.
Direção e produção: Cristián Harbaruk e Guillermo Glass

Sinopse:
Um montanhista e documentarista começa uma jornada para encontrar novamente dois amigos com os quais tentou conquistar o Himalaia. Sozinho e com eles, tenta entender o que aconteceu com Dario, o quarto amigo, que decidiu seguir a escalada.

Ave Maria

Escalada
Brasil, 2017, 9 min.
Direção e produção: Thiago Lemos / Aracatu Imagens

Sinopse:
A Serra do Lenheiro é uma região repleta de blocos de rochas de quartzito, fica localizada na cidade de São João del Rei, município que possui muita tradição na escalada em rocha, além de inúmeros atrativos turísticos.

Os escaladores que visitam a Serra do Lenheiro, encantam-se logo no caminho de acesso com os blocos para boulder, e quanto mais seguem para o interior dos morros, é possível visualizar os Três Pontoes, setor que é utilizado pelo Exercito Brasileiro para treinamentos militares, pois o local é rico em vias móveis. Mas, neste filme a apresentação é sobre o setor Ave Maria, um bloco de rocha localizado na parte alta da serra, o qual possui um plano inclinado que faz com que os escaladores percorram por vias totalmente negativas. Isto faz com que a escalada seja possível em qualquer período do ano, mesmo em períodos chuvosos, pois o bloco pode ser descrito como um um abrigo sobre rocha, impedindo assim a intervenção da chuva durante a escalada.

Com todas estas vantagens o Setor Ave Maria foi bastante explorado e atualmente possui 14 vias de escalada esportiva e pode ser visitada por escaladores de diferentes níveis de experiência.

Escaladores: Jonatas Lima, Gabriel Tollentino, Guilherme Otoni