Cine Montanha na Praça

Seguindo o sucesso dos últimos anos, o Cine Montanha na Praça continuará a oferecer gratuitamente a exibição de filmes de montanha na Praça General Tibúrcio, centro do montanhismo carioca, em uma tela inflável de 12 metros de largura e 9 metros de altura, com sistema de projeção digital e cadeiras para 300 espectadores ao ar livre.

Data: 06/05/2017
Horário: 19:30
Local: Praça General Tibúrcio na Praia Vermelha, Urca

Exibição dos Filmes (em ordem)

1 – Caminhos da Urca – 4′
2 – Transcarioca – 7′
3 – Chuquiragua – 17′
4 – Proteção Móvel – 13′
5 – Espírito dos Gerais – 11′
6 – Drone Aventura – 6′

Filmes da programação:

TRILHA TRANSCARIOCA

Rio de Janeiro, 2017, 7 minutos
Direção: Rafael Duarte
Produção: Leonardo Edde  e Urca Filmes
Assista o Trailer

O filme mostra como os benefícios da trilha e seu fácil acesso em meio à área urbana podem ser transformadores na vida dos caminhantes. Idealizado na década de 1990 por Pedro da Cunha e Menezes, o sonho da Trilha Transcarioca começou a se tornar realidade em 2011, no âmbito do Mosaico Carioca, colegiado que integra todos os parques e reservas da cidade. Mas foi em 2015 que a iniciativa ganhou fôlego, com a mobilização dos parques e o esforço incansável de mais de mil voluntários e instituições, incluindo aqueles que adotaram trechos para cuidar do seu manejo e sinalização.

DRONE AVENTURA

Rio de Janeiro, 2016, 6 minutos
Direção e produção: Felipe Lombardi

Uma perspectiva diferente das montanhas através da lente de um drone e do olhar do montanhista Felipe Lombardi. 

ESPÍRITO DOS GERAIS

Paraná, 2016, 11 minutos
Direção: Edson Vandeira e Gabriel Tarso
Produção: Edemilson Padilha

O filme conta a história da abertura da via Espírito dos Gerais, na Pedra da Lavra, divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, na região sudeste do Brasil. Conta também a história da conquista desta via de 630 metros de extensão por uma equipe que tinha como dois de seus membros, pai e filho, Edemilson Padilha e Ian da Rocha Padilha. Mostrando a interação entre ambos no dia a dia desta incrível aventura!

PROTEÇÃO MÓVEL – CAMPO ESCOLA DE MONTANHISMO (CEMONTA)

Minas Gerais, 2017, 13 minutos
Direção: Thiago Lemos
Produção: Aracatu Imagens

Retrata a relação entre os montanhistas da cidade de São João del Rei, MG, com as vias de escalada móvel no Campo Escola de Montanha (CEMONTA), zona de treinamento militar do Exército Brasileiro. A união e ética local são fruto de anos de trabalho e companheirismo de atletas de diversas regiões do país. As conquistas das vias fizeram do CEMONTA um importante setor de escalada móvel no país, capaz de proporcionar grandes desafios aos escaladores mais experientes.

CHUQUIRAGUA

Equador, 2016, 17 minutos
Direção:  Estefanía Bravo
Produção: Estefanía Bravo, Branca Franco, Andrea Cordovéz e Marcela Castro

O documentário Chuquiragua relata a história de Branca Franco, Andrea Cordovéz, Marcela Castro e Estefanía Bravo tentando escalar a parede vertical (750m) mais alta do Peru. No caminho elas vão descobrir que existe mais que um “cume”.