História e Cultura

Confira abaixo algumas fotos históricas dos Arquivos dos CEB e do CERJ, clubes que há décadas realizam atividades em prol da cultura do montanhismo brasileiro. No ano de 2019 o CEB – Centro Excursionista Brasileiro completa 100 anos, o CERJ – Centro Excursionista do Rio de Janeiro, completa 80 anos e o CEG – Centro Excursionista da Guanabara, completa 60 anos de existência, além desses marcos históricos todos os outros clubes de montanha comemoram seus respectivos aniversários, mostrando seu engajamento, participação, bem como na construção do montanhismo. Neste ano o tema do Rio nas Montanhas é “Clubes: História e Cultura”, justamente para celebrar o trabalho, a história e a cultura que esses e todos os demais Clubes vem realizando no montanhismo do Rio de Janeiro.

Estamos recebendo fotos históricas de TODOS OS CLUBES filiados à FEMERJ, se você ou seu clube possui algum registro antigo (não necessariamente do inicio do século) envie para nós e ajude a aumentar essa galeria! Faremos uma seleção das fotos enviadas.

Veja também os relatos históricos!

Acervo do CEB

Acervo do CERJ

Veja também o vídeo: Histórias do CERJ
Documentário de Miriam Gerber e Mariane Azeredo sobre os 80 anos do Clube Excursionista Rio de Janeiro. O Centro Excursionista Rio de Janeiro (CERJ) foi fundado em 20 de janeiro de 1939 e reconhecido como sendo de utilidade pública estadual pela lei 640 de 17/11/64 (D.O. 01/12/1964). 

Acervo do CEP

Acervo do CEG

Acervo do CNM