Lançamento de Livros

Guia de Escaladas de Guaratiba – 2ª edição

Lançamento: 27 de abril – sábado às 10h
Local: Stand da FEMERJ

Autor: André Ilha
Sinopse:
Essa segunda edição possui quase o dobro de vias da primeira edição, totalizando mais de 200 vias. Tem também novos setores e montanhas, é inteiramente a cores e todas as vias em fotodiagramas. 

O livro descreve as vias na região entre Recreio dos Bandeirantes e Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Quase todas as vias encontram-se em íngremes falésias de granito à beira-mar que, devido às suas características, transformaram aquela área no mais importante centro de treinamento de escalada móvel da cidade.

O autor:

André Ilha escala há 45 anos e é o autor de quase 750 conquistas no Rio de Janeiro e em outros estados do Brasil, mais de uma centena delas chegando a cumes virgens. Foi o principal defensor em nosso país do uso de proteção móvel nas escaladas sempre que possível, e é um ativo ambientalista, fundador e atual diretor do Grupo Ação Ecológica (GAE). Escreveu inúmeros artigos sobre escalada para revistas brasileiras e no exterior, e é autor do livro autobiográfico Por um triz (2016) e coautor do Catálogo de escaladas do Estado do Rio de Janeiro (1984) e do Guia de escaladas da Zona Sul e das ilhas costeiras do Rio de Janeiro (2011), além da primeira edição do Guia de escaladas de Guaratiba (1999).
Em Barra de Guaratiba, o autor concluiu agora o antigo sonho de ver criado, no município do Rio de Janeiro, um completo centro para a prática da escalada móvel em todo o tipo de fendas e de situações. Todos que quiserem aprender ou se aprimorar nesse tipo de escalada agora têm onde fazê-lo, em um recanto seguro e excepcionalmente agradável da cidade.

Guia de Escalada da Urca – 6ª edição

Lançamento: 27 de abril – sábado às 13h
Local: Stand da FEMERJ

Autor: Flavio Daflon e Delson de Queiroz

Sinopse: Este é o guia do mais conhecido e tradicional centro de escalada do Brasil, a Urca, no Rio de Janeiro. São 357 vias e variantes no Pão de Açúcar, Morro da Urca, Morro da Babilônia, Parede dos Ácidos e Pedra do Urubu, além de muitos boulders.

Com a ajuda deste livro, qualquer escalador conseguirá localizar todas as vias da Urca e saber de antemão o equipamento necessário em cada caso, mesmo sem nunca ter estado no local. Afinal, esta obra reúne os croquis de mais de 225 vias, além de 180 fotos, 20 desenhos e um capítulo sobre a história da escalada no local.

capa-guia-da-urca-6-edicao