Mosquetão de Ouro

O Conceito

Inspirando-se no prêmio Piolets d’Or, a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME)  lançou o prêmio Mosquetão de Ouro em 2015. Essa premiação visa a celebrar a paixão, o espírito, os valores e os feitos do montanhismo brasileiro.

O prêmio objetiva incentivar o estilo ético de ascensões e conquistas de montanhas, da abertura de trilhas e de vias de escalada, e das ações desenvolvidas em favor do esporte e das montanhas. Inovação, experiência, respeito, compromisso, autonomia, e feitos atléticos são as bases do Mosquetão de Ouro.

Serão premiados atletas e personalidades, em diversas áreas de atuação do montanhismo, que estão empenhados em engrandecer o esporte, explorando os limites do possível em suas respectivas áreas de atuação e ajudando perpetuar a conexão do homem com a natureza, alimentando a chama do engajamento por uma vida livre e ao ar livre.

O Mosquetão de Ouro é tanto uma celebração de experiências extraordinárias, como uma reflexão sobre os valores e cultura do montanhismo, feitos realizados em prol da comunidade montanhista e das montanhas.

Indique os candidatos através do nosso formulário, clicando no botão abaixo:

Indique seu Candidato – Prazo: 23/março

Categorias

O objetivo específico do Mosquetão de Ouro é envolver a comunidade montanhista em um debate sobre as realizações do montanhismo brasileiro no último ano através de cinco categorias de premiação, seja com feitos atléticos ou para o aprimoramento da organização do montanhismo. A exceção está na categoria Vida nas Montanhas, que considera todo o conjunto da obra do montanhista, ao longo da sua vida.

As seis categorias do Prêmio Mosquetão de Ouro são:

Montanhismo – incluindo trilhas, travessias e alta montanha, realizado de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2017. Essa categoria privilegia os valores básicos do montanhismo, como a autonomia, o comprometimento e a responsabilidade e o respeito com o ambiente de montanha e a cultura local. Não serão consideradas excursões de caráter marcantemente comercial, onde são utilizados guias e pesadas estruturas de apoio para o alcance dos objetivos.

Escalada – incluindo a escalada de aventura, realizada em livre e artificial, em rocha, mista ou gelo, big wall e conquistas, realizadas de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2017. Essa categoria privilegia o comprometimento, a autonomia, a preparação técnica e psicológica envolvidos no jogo da escalada de parede.

Escalada Esportiva – incluindo a solução de problemas de boulder, psicoblok e encadenamento de vias esportivas, realizadas de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2017. Essa categoria privilegia, sobretudo a superação de problemas de alta dificuldade técnica, podendo envolver os componentes psicológicos de um highball e um psicoblok.

Montanhismo e Sociedade – Premia pessoas cujas ações ajudaram a preservar os valores do montanhismo, bem como o seu desenvolvimento e organização. Essa categoria busca privilegiar as ações de caráter nacional, regional ou estadual, pode ser conferido a pessoas, instituições, gestores de Unidades de Conservação, entre outros, desde que estejam ativos entre o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2017.

Montanhismo e ação local – premia pessoas e instituições que realizaram importantes ações, de caráter local, para o desenvolvimento do montanhismo ou para a conservação ou recuperação de áreas de montanhas, entre outros, desde que estejam ativos entre o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2017.

Vida na Montanha – Premia montanhistas, em vida, pelo conjunto da sua obra, suas realizações e dedicação ao montanhismo.
Em 2018, será premiada uma pessoa ou entidade por categoria, que receberá o troféu Mosquetão de Ouro.

Indique seu candidato

A indicação será feita pelo público através de formulário online, onde serão preenchidas as informações solicitadas para a candidatura.

Indique seu Candidato – Prazo: 23/março

Critérios para pré-seleção

Será formada uma Comissão do Mosquetão de Ouro por indicação da diretoria da CBME, responsável por receber as indicações, verificar sua adequação em relação à categoria e ao feito e fazer uma pré-seleção. As indicações serão analisadas pela comissão, para avaliar o atendimento aos requisitos. A Comissão fará também o levantamento de um material de divulgação explicando o feito, sua representatividade e repercussão. Três nomes por categoria serão selecionados pela Comissão para concorrer à premiação do ano.

Os critérios de seleção, aplicáveis a cada categoria, considerarão diferentes aspectos que incluem, mas não são limitados à:

  •  Relevância para o esporte
  •  Estilo da ascensão
  •  Espírito de Exploração
  •  Nível de comprometimento e autossuficiência da expedição
  •  Nível técnico exigido
  •  Nível de risco
  •  Ética
  •  Grau de envolvimento na excursão (guia, participante,…)
  •  Respeito ao meio-ambiente
  •  Respeito à comunidade local e a outros montanhistas
  •  Respeito às organizações do montanhismo
  •  Observação dos Princípios e Valores do Montanhismo Brasileiro
  •  Abrangência espacial de atuação (nacional, estadual ou local)
  •  Período de atuação

Comissão Mosquetão de Ouro 2018

Delson de Queiroz (Coordenação) – RJ
Eliseu Frechou – SP
Flavio Daflon – RJ
Irivan Burda – PR
Pedro Leite – MG

Seleção dos Indicados

Os indicados serão apresentados ao público através da divulgação de seus nomes e feitos no site: www.rionasmontanhas.com (edição de 2018).

A seleção será realizada através da apuração da eleição, onde serão computados o voto popular (1 voto), o voto CBME (1 voto) e voto da Comissão do Mosquetão de Ouro (1 voto).

O voto popular será apurado através de uma eleição pela Internet, com a seleção do nome mais votado por categoria.

O voto CBME será apurado através de uma eleição realizada entre as federações e associações filiadas, com a seleção do nome mais votado por categoria.

O voto da Comissão será apurado através de uma eleição realizada entre os membros da Comissão, com a seleção do nome mais votado por categoria.

Será, então, contabilizado o total de votos (1 voto popular, 1 voto das entidades da CBME e 1 voto da Comissão) para se chegar ao vencedor do ano. Em caso de empate, o voto da Comissão decidirá o vencedor.

Premiação

Será oferecido pela CBME um troféu ao vencedor de cada uma das categorias. A premiação ocorrerá no Rio Nas Montanhas 2018, no dia 05/05/2018, antes da sessão do Cine Montanha na Praça.

Na impossibilidade de comparecimento do ganhador, o nome será anunciado durante o evento e o prêmio será enviado para o vencedor.

Cronograma Resumido

Indicação de feitos: até 23 de março de 2018

Análise da comissão: 24 de março a 25 de abril

Votação dos concorrentes: 26 de abril a 03 de maio de 2018

Premiação: 05 de maio de 2018, às 18h, na Praça General Tibúrcio.

Edições Anteriores

Mosquetão de Ouro 2017

Mosquetão de Ouro 2016

Mosquetão de Ouro 2015