Mosquetão de Ouro

Em breve você encontrará aqui as informações do Mosquetão de Ouro 2024

Por enquanto segue abaixo o regulamento do Mosquetão de Ouro 2023.

Mosquetão de Ouro 2023

O Conceito

Inspirando-se no prêmio Piolets d’Or, a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) lançou o prêmio Mosquetão de Ouro em 2015. Essa premiação visa a celebrar a paixão, o espírito, os valores e os feitos do montanhismo brasileiro.

O prêmio objetiva incentivar o estilo ético de ascensões e conquistas de montanhas, da abertura de trilhas e de vias de escalada, e das ações desenvolvidas em favor do esporte e das montanhas. Inovação, experiência, respeito, compromisso, autonomia, e feitos atléticos são as bases do Mosquetão de Ouro.
Serão premiados atletas e personalidades, em diversas áreas de atuação do montanhismo, que estão empenhados em engrandecer o esporte, explorando os limites do possível em suas respectivas áreas de atuação e ajudando perpetuar a conexão do homem com a natureza, alimentando a chama do engajamento por uma vida livre e ao ar livre.

O Mosquetão de Ouro é tanto uma celebração de experiências extraordinárias, como uma reflexão sobre os valores e cultura do montanhismo, feitos realizados em prol da comunidade montanhista e das montanhas.

A indicação dos candidatos é feita aqui no site, conforme a data prevista no cronograma de cada ano.

Categorias

O objetivo específico do Mosquetão de Ouro é envolver a comunidade montanhista em um debate sobre as realizações do montanhismo brasileiro no último ano através de seis categorias de premiação, seja com feitos atléticos ou para o aprimoramento da organização do montanhismo. A exceção está na categoria Vida nas Montanhas, que considera todo o conjunto da obra do montanhista, ao longo da sua vida.

As sete categorias do Prêmio Mosquetão de Ouro são:

A. Montanhismo Brasil – incluindo trilhas, travessias e feitos de montanhismo em território Brasileiro realizados de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2022. Essa categoria privilegia os valores básicos do montanhismo, como a autonomia, o comprometimento e a responsabilidade e o respeito com o ambiente de montanha e a cultura local. Não serão consideradas excursões de caráter marcadamente comercial, onde são utilizados guias e pesadas estruturas de apoio para o alcance dos objetivos.

B. Altas montanhas – feito realizado em montanhas acima de 3.000m realizado entre 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2022. Essa categoria privilegia os valores básicos do montanhismo, como a autonomia, o comprometimento e a responsabilidade e o respeito com o ambiente de montanha e a cultura local. Não serão consideradas excursões de caráter marcadamente comercial, onde são utilizados guias e pesadas estruturas de apoio para o alcance dos objetivos.

C. Escalada – incluindo a escalada de aventura, realizada em livre e artificial, em rocha, mista ou gelo, big wall e conquistas, realizadas de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2022. Essa categoria privilegia o comprometimento, a autonomia, a preparação técnica e psicológica envolvidos no jogo da escalada de parede.

D. Escalada Esportiva – incluindo a solução de problemas de boulder, psicoblok e encadenamento de vias esportivas, realizadas de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2022. Essa categoria privilegia, sobretudo a superação de problemas de alta dificuldade técnica, podendo envolver os componentes psicológicos de um highball e um psicoblok.

E. Montanhismo e Sociedade – Premia pessoas cujas ações ajudaram a preservar os valores do montanhismo, bem como o seu desenvolvimento e organização. Essa categoria busca privilegiar as ações de caráter nacional, regional ou estadual, pode ser conferido a pessoas, instituições, gestores de Unidades de Conservação, entre outros, desde que estejam ativos entre o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2022.

F. Montanhismo e ação local – premia pessoas e instituições que realizaram importantes ações, de caráter local, para o desenvolvimento do montanhismo ou para a conservação ou recuperação de áreas de montanhas, entre outros, desde que estejam ativos entre o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2022.

G. Vida na Montanha – Premia montanhistas, em vida, pelo conjunto da sua obra, suas realizações e dedicação ao montanhismo.

Em 2022, será premiada uma pessoa ou entidade por categoria, que receberá o troféu Mosquetão de Ouro.

Indicação de candidato

A indicação será feita pelo público através de formulário online, onde serão preenchidas as informações solicitadas para a candidatura.

» Acesse aqui o Formulário de Indicação!

Critérios para pré-seleção

A indicação será feita pelo público através de formulário online, onde serão preenchidas as informações solicitadas para a candidatura.

Será formada uma Comissão do Mosquetão de Ouro responsável por receber as indicações, verificar sua adequação em relação à categoria e ao feito e fazer uma pré-seleção. As indicações serão analisadas pela comissão, para avaliar o atendimento aos requisitos. A Comissão fará também o levantamento de um material de divulgação explicando o feito, sua representatividade e repercussão. A Comissão poderá também apresentar nomes para a lista de pré-indicados. Três nomes por categoria serão selecionados pela Comissão para concorrer à premiação do ano.

Os critérios de seleção, aplicáveis a cada categoria, considerarão diferentes aspectos que incluem, mas não são limitados à:

  • Relevância para o esporte
  • Estilo da ascensão
  • Espírito de Exploração
  • Nível de comprometimento e autossuficiência da expedição
  • Nível técnico exigid
  • Nível de risco
  • Ética
  • Grau de envolvimento na excursão (guia, participante,…)
  • Respeito ao meio-ambiente
  • Respeito à comunidade local e a outros montanhistas
  • Respeito às organizações do montanhismo
  • Observação dos Princípios e Valores do Montanhismo Brasileiro
  • Abrangência espacial de atuação (nacional, estadual ou local)
  • Período de atuação

Comissão Mosquetão de Ouro

O objetivo da comissão do Mosquetão de Ouro é avaliar crítica e tecnicamente os candidatos para escolher os finalistas concorrentes em cada categoria e, posteriormente, deliberar e decidir o seu voto.

A comissão poderá ser renovada anualmente e deverá ser renovada a cada três anos. As entidades-membro da CBME poderão indicar membros que serão escolhidos posteriormente pela diretoria da CBME em conjunto pelo Coordenador do Prêmio de acordo com os critérios abaixo.

A comissão do Mosquetão de Ouro deverá ser composta por 5 a 10 membros, de preferência com número ímpar, que:

  • Tenham ampla experiência em alguma área do montanhismo, escalada ou organização do montanhismo
  • Abranjam diferentes estilos e modalidades
  • Mostrem uma amplitude de localidades brasileiras

Para a escolha da Comissão, deverão ser considerados:

  • Experiência em montanhismo e escalada de cada membro
  • Predominância do estilo praticado por cada membro ou área de dedicação, como por exemplo: montanhismo, alta montanha, bouldering, esportiva, tradicional, dirigente de organização, etc.
  • Estado de residência de cada membro, tentando dar uma amplitude abrangente na Comissão
    Nenhum membro da comissão poderá estar concorrendo à premiação daquele ano.

Comissão de 2023:

Caio Gomes – RJ
Eliseu Frechou – SP
Fernando Abdalla – SP
Filipe Ronchi – SC
Flavio Daflon – RJ
Irivan Burda – PR
Julio Pimentel – RJ

Seleção dos Indicados

Os indicados finalistas que estarão concorrendo ao prêmio serão apresentados ao público através da divulgação de seus nomes e feitos no site: rionasmontanhas.com

A seleção do vencedor será realizada através da apuração da eleição, onde serão computados o voto popular (1 voto), o voto CBME (1 voto) e voto da Comissão do Mosquetão de Ouro (1 voto). No caso do voto da Comissão dar empate, o voto de minerva cairá ao presidente da CBME. Em caso de empate dos finalistas, o voto da Comissão decidirá o vencedor.

O voto popular será apurado através de uma eleição pela Internet, com a seleção do nome mais votado por categoria.

O voto CBME será apurado através de uma eleição realizada entre as federações e associações filiadas, com a seleção do nome mais votado por categoria.

O voto da Comissão será apurado através de uma eleição realizada entre os membros da Comissão, com a seleção do nome mais votado por categoria. Os votos da Comissão e das entidades-membro da CBME deverão ser guiados pelos critérios de cada categoria e por:

  • Relevância para o esporte
  • Estilo da ascensão
  • Espírito de exploração
  • Nível de comprometimento e autossuficiência da expedição
  • Nível técnico exigido
  • Nível de risco
  • Ética
  • Grau de envolvimento na excursão (guia, participante,…)
  • Respeito ao meio ambiente
  • Respeito à comunidade local e a outros montanhistas
  • Respeito às organizações do montanhismo
  • Observação dos Princípios e Valores do Montanhismo Brasileiro

Premiação

Será oferecido pela CBME um troféu ao vencedor de cada uma das categorias. A premiação ocorrerá no Rio Nas Montanhas 2023, no dia 20/05/2023.

Na impossibilidade de comparecimento do ganhador, o nome será anunciado durante o evento e o prêmio será enviado para o vencedor.

Cronogama

05/04 – Abertura das indicações
20/04 às 22h – Encerramento das indicações
26/04 – 05/05 – Análise pela comissão
10/05 – Três concorrentes divulgados e abertura da votação nos indicados
18/05 às 21h – Encerramento da votação
Cerimônia: 20/05/2023, às 18h, na Praça General Tibúrcio

Edições Anteriores