Campeonato Brasileiro de Boulder 2015 - Elite Masculina

RESULTADO – Campeonato Brasileiro de Boulder 2015

Sem dúvida o grande destaque da 2ª Semana Brasileira de Montanhismo foi o Campeonato Brasileiro de Boulder da CBME.

Seguindo o Curso de Route Setter oferecido pelo peruano Jimmy Morales, o próprio ao lado de Alexandre Flores e Ralf Cortez comandaram a abertura de quase 60 vias acompanhados de Silvio Neto, Arthur Estevez e Igor Pelsky.

O campeonato foi disputado em 3 dias intensos que exigiu que cada atleta estivesse focado durante muito tempo, o que elevou o nível de dificuldade dando ares de competição internacional.

Com estrutura de primeiro mundo sem precedentes no Brasil, o campeonato teve aprovação tanto de público quanto dos atletas.

Campeontao Brasileiro de Boulder 2015 (CBME) from FEMERJ on Vimeo.

1º Dia de Campeonato

O primeiro dia foi realizado na sexta-feira (feriado de 1º de maio) com duas categorias Juvenil (9 a 12 anos) e Junior (13 a 17 anos ).

Se destacaram nestas duas categorias:
– João Felipe Barbosa (Resende-RJ) – Campeão Categoria Juvenil Masculino
– Caroline Nadvorny (Curitiba-PR) – Campeã Categoria Júnior Feminino
– Pedro Henrique Ferreira (Vitória-ES) – Campeão  Júnior Masculino.

Sem usar os velhos clichês de “promessas” os três mostraram muito talento e bastante habilidade técnica, além de estilo nas movimentações.

2º Dia de Campeonato

O segundo dia de campeonato no período da manhã começou com a eliminatória, em formato “festival de boulder”, da categoria “Elite Feminino” com 11 inscritas disputando 6 vagas para a final. Foram distribuídas 28 linhas de boulder em 5 setores a serem completados em 3 horas de disputa. Para as finais classificaram-se: Angela Vargas, Andrea Farias, Glauce Ibraim, Camila Macedo, Luana Riscado e Maíra Vilas Boas.

À tarde, debaixo que um sol quente, 27 homens disputaram a eliminatória da categoria Elite Masculina. As vias que variavam de V1 a V10 e garantiram diversão a todos os participantes que continuaram tentando as linhas até o último minuto buscando intensamente a classificação para a final. Para a final, classificaram-se Rafael Pimenta, Melquior Saviotti, Gustavo Veiga, Rafael Passos, Jean Oriques e Felipe Camargo.

3º Dia de Campeonato

No último dia, o domingo de tarde as finais femininas e masculinas da categoria Elite aconteceram simultaneamente. Os 6 finalistas de cada gênero tiveram que escalar 4 boulders bastante exigentes e criativos para disputar os lugares mais altos do pódio.

Abusando de módulos e movimentações inusitadas, os route setters motivaram o público e desafiaram os atletas que tinham que se contorcer para chegar ao topo.

Os pódios fecharam com Felipe Camargo (1º), Jean Ouriques (2º) e Rafael Passos (3º) na categoria Elite Masculina. Na categoria Elite Feminina subiram ao pódio Luana Riscado (1º), Maíra Vilas Boas (2º) e Camila Macedo (3º).

Os prêmios foram oferecidos pela Deuter, Camelbak e Glaucio Agarras. A premiação em dinheiro para os vencedores foi oferecida pela FEMERJ.