Acontece na Praça

Muro de Escalada

Em parceria com a A5 Escalada o evento contará com um muro de escalada de 5 metros de altura, com 3 vias de acesso, podendo 2 pessoas escalarem ao mesmo tempo.

O muro estará na Praça General Tibúrcio e ficará aberto aos participantes nos dois dias do evento. O uso será acompanhado e orientado por instrutores, seguindo as devidas regras de segurança.

Local: No meio da Praça General Tibúrcio
Horário: Sábado e Domingo, das 10h às 20h (com almoço de 1h)

Oferecimento: 

Doação de Mudas

Durante o Rio nas Montanhas haverá a distribuição de 50 mudas de espécies da Mata Atlântica, de porte arbustivo.

Para que o público dos dois dias seja contemplado com as doações, serão distribuídas 25 mudas no sábado, dia 21 de maio e 25 mudas no domingo, dia 22 de maio.

Local: A retirada deverá ser feita na Barraca do Instituto Ecoflora/PPAV, na Praça General Tibúrcio.

Oferecimento: 

Ecoflora- logo

Exposição Fotográfica Interclubes

Tema: Atividades realizadas na Pandemia.

Após o período de isolamento social forçado em razão da pandemia de COVID-19 que assolou o mundo, os montanhistas clamavam pelo regresso ao seu ambiente: as montanhas. Precisando respirar um ar mais fresco, a comunidade iniciou o retorno às atividades respeitando o distanciamento social e as normas de segurança recomendadas à época.

Com o objetivo de relembrar esse momento delicado que vivemos e corroborar o amor da comunidade ao ambiente natural, a exposição fotográfica que acontece no Rio nas Montanhas 2022 vem reforçar através das imagens cedidas pelos associados dos clubes de montanha do Rio de Janeiro que a cultura do montanhismo continuou viva mesmo durante a pandemia.

A mostra acontece nos dois dias do evento, na Praça General Tibúrcio. Prestigie!

Local: Tenda Exposição Fotográfica, na Praça General Tibúrcio.
Horário: Sábado, das 10h às 19h e Domingo, das 9h às 17h

Mosquetão de Ouro

A premiação do Mosquetão de Ouro acontece tradicionalmente no final do primeiro dia do Rio nas Montanhas. Em 2022 serão premiados os vencedores de 7 categorias: Montanhismo Brasil, Altas Montanhas, Escalada, Escalada Esportiva, Montanhismo e Sociedade, Montanhismo e Ação Local e Vida na Montanha. Veja mais informações.

A votação dos finalistas está aberta até dia 19 de maio, às 18h. Vote aqui!

Local: Área Principal, na Praça General Tibúrcio.
Horário: Sábado, dia 21 de maio, das 18h às 18h30

Oferecimento: 

trindade-urca
trindade-2b

Homenagem ao amigo Carlos Trindade

O Rio nas Montanhas, a pedido do Centro Excursionista Guanabara, abre espaço para uma singela homenagem àquele que tanto dedicou sua vida à família e às montanhas: homenageamos, hoje e sempre, o querido amigo Carlos Trindade, o Trin!

Guia de montanha pelo Centro Excursionista Guanabara, foi presidente do clube nos anos de 1984 a 1986 e peça fundamental no desenvolvimento do montanhismo carioca. Um dos idealizadores da abertura de temporada de montanhismo, conquistador de algumas vias de escalada queridas pela comunidade, montanhista experiente e cuidadoso, Trin ajudou a formar inúmeros “novos” montanhistas que hoje lembram de seus ensinamentos e replicam todo o conhecimento que lhes foi partilhado.

O Trin era um marido e pai muito dedicado à família, um amigo extremamente querido e amado, um profissional sério e empenhado, um viajante do mundo e dono de um sorriso acolhedor. Com voz calma e tranquila, era uma pessoa doce e querida onde quer que fosse.

Há quase um ano, a família perdeu um marido e pai amoroso e amado, os montanhistas perderam um amigo incrível e um mestre, o CEG perdeu um guia dedicado e parceiro, a “Trintur” perdeu o fundador e animador de viagens, o céu ganhou uma estrela rara e brilhante que pode ajudar a orientar nossos passos pelas montanhas da vida!

O Centro Excursionista Guanabara e os amigos agradecem muito a oportunidade de tê-lo conhecido. Que esteja em paz, descansando nas montanhas celestiais.

Local: Área Principal, na Praça General Tibúrcio.
Horário: Domingo, dia 22 de maio, das 18h às 18h10 (antes dos sorteios)