Oficinas

Prevenção de Lesões na Escalada

Você ouve seu corpo? A proposta da oficina tem o intuito de informar sobre atitudes preventivas em saúde, focadas na prevenção primária e secundária de lesões musculoesqueléticas referentes à prática da escalada. Promover o despertar da consciência corporal do praticante de escalada, através de exercícios e técnicas de movimento integrado. Promovendo dessa forma, melhor conhecimento do escalador sobre seu corpo.

O que usar: roupa confortável para realizar alguns exercícios
O que levar: um isolante ou matt de yoga
Faixa Etária: 12 a 65 anos
Instrutora: Gabriela Saliba

Data: Sábado, 21 de Maio
Horário: das 14:00 às 15:00
Local: Área Principal
Vagas: 25 alunos
Custo: GRATUITO

VAGAS ESGOTADAS

gabriela saliba
Foto: Momô

Gabriela Saliba é montanhista desde 1996, fisioterapeuta mestre em Ciências da Reabilitação e doutoranda na mesma área de concentração. Desde 2017 organiza palestras e workshops com enfoque na saúde do escalador, e é a criadora do ciclo de Simpósios Internacionais da Saúde do Escalador. Sua proposta de trabalho é melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes, torná-los independentes dentro de suas realidades, e esclarecer seus prognósticos (expectativa de melhora e alta fisioterapêutica). Ela acredita que quanto mais eles entendem o próprio quadro, e o que podem esperar da fisioterapia, a relação terapeuta-paciente se torna transparente e sólida. Saliba está sempre se atualizando por meio de cursos, leituras e atualmente em seu mestrado em Ciências da Reabilitação. Para Gabriela, fisioterapia é uma equação composta de: disciplina, comprometimento, amor, criatividade e confiança.

Oficina de Horta Caseira

Oficina de plantio de mudas de hortaliças em garrafas pet. Ao final da atividade, cada criança é presenteada com as mudas que plantou.

Faixa Etária: a partir de 5 anos
Instrutor: Paulo Renato Porto Filho, Professor e Educador Ambiental.

Data: Domingo, 22 de Maio
Horário: das 10:00 às 12:00
Ponto de Encontro: Barraca Instituto Ecoflora
Local: Estande de Exposição
Vagas: 15 alunos
Custo: GRATUITO

VAGAS ESGOTADAS

Yoga – Acalmando a Mente e Preparando o Movimento

A proposta da oficina é realizar algumas práticas que possam ser replicadas pelos participantes em outros ambientes e ocasiões, preparando-os para uma atividade esportiva com mais presença, foco e percepção corporal.

Serão feitos trabalhos respiratórios e corporais voltados para acalmar a mente, trazendo-a para o momento presente.

O que usar:  roupa confortável para realizar alguns exercícios
O que levar: um isolante ou matt de yoga
Instrutora: Cris Jorge

Cris Jorge é montanhista há mais de 30 anos e professora de yoga recém-formada na escola de Yoga Sri Sri School of Yoga Brasil, após retiro de meditação em Ashram em Rishikesh.

Data: Domingo, 22 de Maio
Horário: das 8:00 às 8:50
Local: Área Principal
Vagas: 15 alunos
Custo: GRATUITO

VAGAS ESGOTADAS

cris-jorge2

Gerenciamento de Riscos em Percursos e Equipamentos de Montanhismo

Oficina de construção de uma metodologia e comportamento de prevenção de acidentes mitigando riscos, de acidentes e impactos ambientais.

É sabido que 99% dos acidentes poderiam ter sido evitados. Com base em estudos e pesquisas, a falta de conhecimento e da cultura de prevenção de acidentes, geram acidentes que poderiam não acontecer. Essa oficina visa desenvolver um mind set diferente nos esportistas de montanha principalmente a atividades comerciais (escalada, trilhas e rapel). Através de um método fácil e prático a intenção é colocar esta ação como parte da formação e atuação de profissionais da área de esportes e turismo de aventura.

O que levar: se possível 3 folhas de caderno, lápis e régua.
Instrutor: Raphael Raine

Raphael Raine é bacharel em turismo especializado em turismo de aventura, atuou no projeto aventura segura do ministério do turismo é profissional de escalada certificado pela AGUIPERJ e profissional de acesso por corda certificado pelo IRATA.

Data: Sábado, 21 de Maio
Horário: das 9:30 às 11:30
Ponto de Encontro: Estande da AGUIPERJ
Local: Estande de Exposição
Vagas: 20 alunos
Custo: GRATUITO

VAGAS ESGOTADAS

Aguiperj
rapha-raine

Oficina de Nós de Resgate Pouco Usuais, Porém Muito Úteis

O objetivo será demonstrar e ensinar nós avançados que não são normalmente utilizados no dia a dia da escalada, porém são fundamentais quando pensamos em resgate.

Também será explicado os tipos de fibras utilizados nas fitas que geralmente usamos nas paradas, como nylon, polyester e dynema.

O que levar: uma corda
Faixa etária: a partir dos 18 anos
Instrutor: Cláudio Oliveira (Batman)

Cláudio Oliveira iniciou o curso básico de montanhismo em 2007 e se formou como guia de montanha voluntário do Centro Excursionista Guanabara em 2015. Desde então, atua como coordenador dos cursos básicos de montanhismo e professor de orientação e mapas.

Data: Sábado, 21 de Maio
Horário: das 11:00 às 12:30
Ponto de Encontro: Estande do CEG – Centro Excursionista Guanabara 
Local: Anexo Estande CEG
Vagas: 12 alunos
Custo: GRATUITO

VAGAS ESGOTADAS

CEG
claudio-oliveira

Oficina de Compostagem

Venha aprender o que é a compostagem na prática! As inscrições são gratuitas e limitadas a 20 participantes, que poderão conhecer um minhocário em funcionamento e aprender o passo a passo de como fazê-lo em casa aproveitando o próprio lixo.

Instrutor: Lucas Chiabi

A atividade será conduzida por Lucas Chiabi, fundador do Ciclo Orgânico, um negócio social que tem como missão resgatar o potencial existente em nossas lixeiras – a começar pelos resíduos orgânicos. Através da coleta domiciliar e da compostagem, o Ciclo transforma o lixo orgânico produzido em uma residência em fonte de vida – adubo orgânico. Todo o trabalho é realizado de bicicleta, de maneira fácil, prática e mais local possível.

Datas e horários:
Turma 1 – Sábado, 21 de Maio das 10:00 às 12:00
Turma 2 – Sábado, 21 de Maio das 14:00 às 16:00
Ponto de Encontro: Barraca do Ciclo Orgânico
Local: Anexo Estande CERJ
Vagas: 20 alunos
Custo: GRATUITO

CICLO-ORGANICO
foto-lucas-caibi

Oficina de Culinária para Montanhistas

Nessa oficina, vamos fazer uma refeição baseada nas mesmas condições de uma travessia, com recursos limitados. Vamos preparar a comida de uma forma equilibrada em nutrientes para a atividade física que está sendo realizada, além de trazer sabor. Ao longo da atividade vamos conversar sobre as necessidades de nutrientes e a importância deles.

Faixa Etária: a partir dos 18 anos

Palestrante: Mariana Fernandes de Almeida

Mariana Almeida, nutricionista há 6 anos, mestre em alimentos em nutrição. Acredita que uma vida saudável pode ser prazerosa e equilibrada. Defende que mesmo com poucos recursos, a comida pode ser saborosa, e também ter um importante papel na socialização com outras pessoas. @nutrimarialmeida

Datas e Horários:
Turma 1 – Sábado. 21 de Maio, das 17:00 às 18:30
Turma 2 – Domingo, 22 de Maio, das 13:30 às 14:30
Ponto de Encontro: Estande do CEG – Centro Excursionista Guanabara
Local: Anexo Estande CEG
Vagas: 15 alunos
Custo: GRATUITO

VAGAS ESGOTADAS

CEG
Mariana-Fernandes-de-Almeida

Técnicas de Orientação em Áreas Remotas

Quando se trata de áreas remotas, estamos falando de acesso difícil e, na maioria das vezes, recursos escassos, como telecomunicações ou energia elétrica. Tais dificuldades podem nos deixar sem gps e em risco se não concluirmos a atividade no tempo planejado, sendo necessário conseguir nos orientar por outros meios.

Faixa Etária: a partir dos 18 anos
O que levar: Carta e bússola
Palestrante
: Milene Freitas Figueiredo (Taz)

Milene Freitas Figueiredo (Taz) é geóloga desde 2003, realizou curso básico de montanhismo e curso avançado de escalada em 2015, estando atualmente cursando a escola técnica de guias do Centro Excursionista Guanabara. Sócia do Clube Excursionista Guanabara, atua como instrutora de Orientação e Mapas nos cursos oferecidos pelo clube. Já realizou diversas excursões em áreas remotas, envolvendo locais de selva amazônica, deserto e alta montanha.

Data: Sábado, 21 de Maio
Horário: das 15:00 às 16:30
Ponto de Encontro: Estande do CEG – Centro Excursionista Guanabara
Local: Anexo Estande CEG

Vagas: 25 alunos
Custo: GRATUITO

VAGAS ESGOTADAS

CEG
Taz

Oficina de Manejo Sustentável de Trilhas

A oficina de manejo sustentável de trilhas, consiste em apresentar algumas técnicas de manejo que tornem as trilhas mais sustentáveis e com menos intervenções de manutenção, com caminhada prática para identificação dos principais problemas em trilhas.

O que vestir: Roupas leves e confortáveis para trilha
Faixa Etária: a partir de 16 anos
Instrutor: Carlos Pereira (Beto)

Carlos Pereira, mais conhecido como Beto, é bombeiro civil e atualmente coordena a equipe de trilhas e preside o Grupamento Ambiental Maciço da Tijuca. Trabalha no Parque Nacional da Tijuca há mais de 15 anos com manejo de trilhas e participa das ações de combate e prevenção a incêndios florestais. Já coordenou atividades de manejo e voluntariado em diversos parques do Brasil e tem em seu portifólio trabalhos realizados em estruturas no PNT, como por exemplo a reforma da ponte pênsil, a construção da escadaria que da acesso ao Bico do Papagaio, a instalação da trilha adaptada para cadeirantes e deficientes visuais, além da construção de pontes, passagens, acessos, pinguelas de madeira e pedra dentre outras.

Datas e horários:
Turma1 – Sábado, 21 de Maio, das 10:00 às 12:00
Turma 2 – Domingo, 22 de Maio, das 10:00 às 12:00
Ponto de Encontro: Estande do INEA/Parques
Local: Área externa
Vagas: 20 alunos
Custo: GRATUITO

VAGAS ESGOTADAS

logo gamt-p
carlos pereira

Oficina Slack Park

Ao longo dos dias 21 e 22 de maio, durante a realização do Rio nas Montanhas, acontecerá o Slack Park. Será uma oficina de slackline onde os frequentadores poderão ter a experiência de caminhar em cima da fita elástica, ancorada entre dois pontos fixos, trabalhando o equilíbrio.

O que vestir: Trajes leves para praticar esporte
Faixa Etária: Sem restrição de idade
Instrutor: Caio Henrique

Caio Henrique é atleta profissional de slackline com mais de 7 anos de experiência e formado em educação física.

logo-nova-geracao-p
nova-geracao

Datas e horários:
Turma 1 – Sábado, 21 de Maio, das 11:00 às 12:00
Turma 2 – Sábado, 21 de Maio, das 15:00 às 16:00
Ponto de Encontro: Estande da Femerj
Local: Área externa
Vagas: 15 alunos
Custo: GRATUITO