Exposição Sobral Pinto

A exposição de fotos do Rio nas Montanhas de 2019 terá como tema uma parte do acervo de fotos do montanhista e fotógrafo Renato José Sobral Pinto (mais conhecido na comunidade de montanhistas apenas por Sobral Pinto) que nasceu no Rio de Janeiro em 25 de julho de 1928 e veio a falecer em 25 de maio de 2018, aos 89 anos de idade.

Aos 10 de idade iniciou a sua paixão por fotografia e no ano de 1946 começou a sua outra paixão: o montanhismo. E nesse mesmo ano fez o primeiro levantamento fotográfico na montanha, registrando imagens da Floresta da Tijuca. E a partir daí não parou mais… fotografou dezenas de locais que aonde se pratica o montanhista, fosse uma trilha ou uma escalada ou outras atividades correlatas, até o fim da sua vida.

Sua relação com os clubes de montanhismo é enorme. Apesar de seu primeiro e principal clube de montanhismo tivesse sido o Centro Excursionista Brasileiro (CEB), que possui um espaço visual para exposição de suas fotos, ele já pertenceu a vários outros clubes (CERJ, CEC, CEPI (já extinto), CEP, CNM e CEG), inclusive sendo considerado como sócio benemérito ou honorário de vários clubes (CEBH, CEP, CERJ, CNM e CEB). Tendo realizado diversas exposições de fotos para diversos clubes do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados.

A exposição será realizada com uma pequena parte do acervo que estava em posse do Clube Niteroiense de Montanhismo (CNM) deste fotógrafo-montanhista que registrou imagens de atividades de montanha desde os anos 40, reunindo fotos incríveis por mais de 70 anos no que pode ser considerado como o registro fotográfico mais completo da história do montanhismo do estado do Rio de Janeiro e seus clubes, realizado por uma única pessoa.